#clandestina82

Branca, 29 anos, Rio de Janeiro (RJ).

O aborto não é uma opção fácil para a maioria que já fez. Ele cava buracos na alma, dilacera nossos corações e mesmo assim praticamos. Porque ? Porque ele é uma opção, porque ele nos dá o controle sobre nossas escolhas e porque nos torna mais fortes de certa maneira.

Sou casada a 10 anos, mãe, no momento eu e meu esposo estamos cursando faculdade, nosso orçamento anda apertado num nível de selecionar o que será pago e o que vamos “empurrar com a barriga” uma criança a mais não caberia nesse momento em nossas vidas embora isso nos doesse bastante. Então nos tomamos a decisão em conjunto (sim, em conjunto pq ambos possuem responsabilidade) de abortar. Estava entre a 10° ou 12° semana de gestação e consegui os comprimidos de misoprostol numa farmácia não tão distante de casa por 380,00. Depois de muito me informar lendo sites de ONGs, depoimentos e mais inúmeras coisas disponíveis na internet, fiz uso de 4 comprimidos na seguinte ordem : 2 sublingual durante 30 min engolindo os fragmentos restantes após passado o tempo e depois de 3 hr mais 2 sublingual (mesmo precedimento da primeira dose) .

Iniciei o procedimento num domingo por volta das 17:00, cerca de 40 min após a primeira dose, senti calafrios leve mas nada de cólica ou qualquer outro desconforto a não ser um pouco de diarreia, nessa hora a gente pensa “meu Deus, o remédio é falso, não vai fazer efeito… e agora?!” Mas decidimos tomar segunda dose para ao menos concluir o ciclo. Às 20:00 tomei a segunda dose e cerca de 30 min depois, calafrios mais intensos começaram acompanhado de náuseas fracas e eu adormeci. Acordei por volta de 23:30 com cólica, diarreia e náuseas mais fortes, continuei deitada até que por volta de 00:30 fui ao banheiro já com sintomas mais fortes que antes, as cólicas se tornaram contrações e eu vomitei (pouco porque estava praticamente em jejum, consumi apenas alimentos leves durante o dia, mas não almocei). Meu esposo a todo momento ao meu lado sentado na porta do banheiro super preocupado foi de uma importância inimaginável. Até que sentada no vaso uma dor mais intensa veio e eu abraçada a cintura do meu marido, chorando e pedindo perdão a Deus senti o aborto se concretizar. Logo após quase que no mesmo instante acredito ter saído a placenta pqrque também senti algo mais saindo.

Ufa…. Que furacão de sentimentos me passou naquele momento! Tomei banho e fui deitar sem dores e sangrando um pouco mais intenso que minha menstruação normal.
No dia seguinte comecei o uso da água inglesa 3 vezes ao dia antes das refeições para fazer uma limpeza hormonal.

Hoje, 4 dias depois, meus seios estão inchados (na verdade é um “mecanismo” natural do nosso corpo que entende o ocorrido como parto) mas sem cólicas.

Como eu estou emocionalmente hoje? Confesso que triste, me sentindo um pouco vazia de certa forma, porém certa da atitude tomada . No mundo em que vivemos, colocar uma criança no mundo sem ter a mínima estrutura psicológica e financeira é inviável, eles merecem o melhor de nós, não digo apenas materialmente porque querendo ou não o material hoje também é fundamental, mesmo que não seja o mais importante, digo emocionalmente, sabe? Se você não se sente 100% para essa entrega, para essa etapa que é tão maravilhosa e marcante em nossas vidas, não tenha. Eles merecem nosso melhor!
Não somos máquinas, somos sucessíveis ao erro mas previnam-se para que precisamos chegar a tal ponto.

O fato de ilegalidade não impede a prática do aborto apenas nos deixa a mercê da própria sorte.