#clandestina38

19 anos

Estava vivendo um relacionamento bem desgastado, inclusive, dois meses depois de fazer o aborto, rompemos. Estava bem de saúde, física e emocionalmente, apesar de tudo. Cursava o segundo ano de faculdade. Não me sentia preparada para ter um filho, o relacionamento instável e com o fim declarado.

Sentia-me nova demais para assumir essa responsabilidade e sabia que ter um filho na época atrapalharia meus estudos e a vida seria muito mais difícil em vários aspectos.

Num consultório ginecológico normal, numa travessa da avenida Paulista em São Paulo. O médico tinha muita experiência e foi super atencioso. Esse médico foi indicação de uma amiga que havia feito o aborto há pouco tempo com ele nessa mesma clínica. O procedimento propriamente em si, foi tranquilo e rápido.

Lembro de ter sido anestesiada ficando um meio apagada, mas consciente. Em poucos minutos, o procedimento já tinha sido feito. Algumas amigas já tinham ido nessa mesma clínica fazer aborto e elas me apoiaram na decisão. O meu namorado na época me levou de carro e ficou me esperando para retornarmos juntos à minha cidade.

Para pagar minhas amigas, namorado e eu arcamos com o procedimento. Não passei por nenhum episódio de violência durante o procedimento. Por algumas pessoas sofri certos julgamentos de valores e sentimento de estranheza. Por isso, evito contar sobre esse acontecimento com qualquer pessoa.

Meu namorado aceitou minha decisão e apoiou, apesar de lamentar o fato de não estarmos no momento apropriado para ser ter um filho. No fundo ele teria, mas sabia que o fato de ter um filho me prejudicaria nos estudos, o que o levou a aceitar sem questionar meu posicionamento. Não precisei tratar nenhuma sequela decorrente do procedimento.

Sou a favor do aborto, mas me preocupo com a legalização ser banalizada e se tornar o método contraceptivo mais recorrente. É uma questão delicada de se tratar. A legalização do aborto deve ocorrer simultaneamente à tomada de medidas intensas de conscientização sobre os métodos mais naturais e menos agressivos de se evitar uma gravidez indesejada.

Sou a favor do aborto porque acredito que as mulheres devem ter o direito de fazer essa escolha. Ninguém melhor do que elas sabem se estão preparadas para assumir tamanha responsabilidade. O aborto pode evitar inúmeras situações de famílias totalmente desestruturadas, crianças abandonadas em orfanatos, agressão, violência, injustiça, entre tantas outras situações de desumanidade.

Sou branca, tenho 31 anos, hoje moro em São Paulo, não tenho filhos e não sou praticante de nenhuma religião.