#clandestina62

22 anos, parda, São Paulo (SP)

Venho de uma família simples, de classe baixa de São Paulo. Namoro há 9 meses, estamos noivos há 2. Ele tem 29 e uma criança de outro relacionamento. Eu nunca quis ter filhos, e mesmo decidida nisso, imaginei que um dia ficaria grávida. Só não esperava por isso agora. Desde o inicio do nosso namoro eu usei anticoncepcional, nunca esqueci e tomava sempre na hora certa.


No final de julho, comecei a ter enjoo e dores de cabeça, então parei com ele mas continuei me prevenindo com outros contraceptivos. A minha menstruação veio dois dias depois da pausa, 27 de julho. No final do mês de agosto não menstruei, imaginando que seria um atraso por causa do estresse que estava passando com o trabalho e faculdade. Não me preocupei.

Até que havia passado uma semana e nada dela vir. Fiz um chá de canela, confiante de que era apenas um atraso em vista que não tive nenhum sintoma de gravidez. Porém, pesquisando vi que o chá poderia ser abortivo e neste momento pensei “e se eu estiver gravida?”.

Comprei e fiz o teste no dia seguinte. Positivo. Grávida! Não senti raiva, tristeza, desespero. Fiquei apenas olhando aquele teste sem pensar em nada. Naquele dia fui pra aula e depois pra casa dele. Disse que o teste havia dado positivo e ele ficou pasmo. Por ele teríamos o filho, ele sempre disse que adoraria.

Nós temos uma vida financeira estável, apesar do lugar que moro, não passo necessidade mas não tenho luxo. Uma criança agora afetaria meus estudos, meu trabalho e, consequentemente, minha vida financeira estaria em risco de abalo, porque os gastos são enormes. Cheguei a pensar em ter o bebê, mas no fundo eu sabia que não queria, nunca quis.

Contei pra minha irmã. Ambos disseram apenas que a decisão teria que ser minha e me apoiariam no que eu decidisse. Fiquei dias calculando o que fazer. Fui ao hospital fazer os testes de sangue e ultrassom pra ter absoluta certeza que era real. Positivo o beta HCG e vi o bebê no útero. Era sábado, 9 de setembro. A doutora disse que eu estava com 6 semanas.

Calculei que a concepção aconteceu enquanto ainda usava anticoncepcional. Seria cômico se não fosse trágico. Decidida a não ter a criança, comecei a pesquisar dia e noite o melhor método. Já tinha escutado falar dos medicamentos (cytotec) e dos chás abortivos.  Meu namorado buscou na rede de amigos dele enquanto eu buscava na minha. A primeira amiga que contei participou de varios grupos feministas. Nós ja conversamos muito sobre o assunto e eu tinha certeza que encontraria resposta com ela. É uma grande amiga.

O assunto virou um grande telefone sem fio e eu consegui o contato de uma menina que me ajudou em todo procedimento. A essa altura, minha sogra (que também já abortou) aconselhou tomar chá de buchinha que é altamente venenoso. Graças a Deus nada aconteceu comigo mas eu pensei que morreria. Foi uma loucura que cometi.
Meu namorado encontrou um farmacêutico que vendia cada comprimido por 150 reias. Ele, leigo como eu, comprou 4. Porém em muitos depoimentos que li, foram usados 6 ou 12. Eu voltei no outro dia (já estávamos em 16 de setembro) e comprei mais 2.

A menina que me ajudou no procedimento me deu o mifepristone, um outro remédio que ajuda no procedimento. Eu segui atentamente todos os conselhos dela. Fiz o procedimento no domingo. A primeira fase foi tranquila. Tive calafrios, cólicas suportáveis e dormi porque fiquei com muito sono. Acordei com sangue e dois coágulos grandes. Nao sei o que era. A segunda fase foi parecida com a primeira exceto que tive diarreia rápida, e calafrios bem rápidos também. Cólicas suportáveis (menos dolorosas que dos meus dias de menstruação) e imaginando que seria pior, fiquei sentada no vaso um bom tempo pesquisando sobre o assunto.

Senti mais coágulos descendo, mas muito rapido. Um ploc no vaso. Não cheguei a ver porque havia muito sangue. Uma bagunça. Mas estava bem. Comi muito e vi filmes o dia inteiro com minha irmã e meu namorado ao meu lado. 2 dias depois fiz um ultrassom e vi que deu certo. Ainda há uma elevação no endométrio que está descamando, porém até a minha próxima menstruação tudo vai ser limpo. Volto em alguns dias pra ver como está.

Eu sou a favor da legalização do aborto porque acredito que as mulheres devem ter o direito de escolher o que fazer com o corpo delas. Não somos obrigadas a colocar ninguém no mundo pra depois vê-los sofrer, ainda mais quando não temos uma preparação física, psicológica e financeira. E com a minha experiência penso que se fosse legalizado em nosso país evitaria muitos transtornos.